Pastor alemão linhagem estrutura e trabalho

Pastor Alemão – Estrutura x Trabalho

Pastor alemão é com certeza a raça mais popular em todo o mundo, tendo sido criada em 1899 pelo Capitão do exército alemão Max Von Stephanitz.

 

O desejo inicial deste capitão era a criação de uma raça com múltiplas qualidades, que fosse capaz de pastorear, proteger a propriedade de invasores, proteger a criação de predadores proteger seu dono e a família e ainda chegar ao final do dia e brincar calmamente com os membros da casa.

 

Seu sonho de raça deu tão certo que hoje é difícil contestar a afirmação que o Pastor Alemão é o cão mais popular no planeta. Tanta popularidade acabou por gerar diferenças marcantes de linhagem dentro da própria raça. De todas as linhagens de sangue que existem hoje vamos nos focar nas duas mais importantes, linhagem de estrutura e linhagem de trabalho.

 

Pastor Alemão Preto Adestrado

As linhagens de trabalho foram desenvolvidas por seleção genética por criadores que estavam mais preocupados com a capacidade de trabalho do cão do que com sua aparência externa. Estes animais normalmente têm muito foco, concentração no trabalho, estrutura corporal forte e “nervos de aço”. A aparência física varia muito e ele aparece nos mais diversos tons de pelagem, do preto ao cinza, passando pelo marrom.

 

As linhagens de estrutura foram desenvolvidas por criadores que estavam preocupados com a estrutura externa e aparência dos animais. Isto não quer dizer que são animais que não servem para trabalho, só quer dizer que são animais bons para viver com a família, treináveis, estáveis, mas normalmente menos focados e concentrados que os das linhagens de trabalho. Os cães desta linhagem se parecem muito uns com os outros, normalmente tendo pelagem marrom ou marrom com preto.

 

As linhagens de trabalho e estrutura são muito similares em temperamento, com a linhagem de trabalho tendo mais foco e mais resistência à pressão extrema. Mas não devemos nos

Pastor Alemão Preto Adestrado

 

esquecer de que qualquer pastor alemão é por natureza um cão de trabalho, e que mesmo os mais doces exemplares de linhagem de estrutura devem ser tratados com muito respeito. Toda a raça foi criada para trabalhar, proteger e aguentar jornadas árduas em condições extenuantes. O cão de estrutura não é só um cão de companhia. Pode ser também um cão de companhia, mas requer exercício, treinamento, socialização e desafios como seus irmãos de linhagem de trabalho.

 

Apesar das diferenças externas serem grandes, as mais marcantes diferenças entre estas duas linhagens estão no temperamento. Os animais de estrutura têm a mesma capacidade de comportamento agressivo e resposta rápida de seus irmãos de trabalho, porém sem a mesma coragem, estabilidade, temperança e foco em suas ações.

 

Um bom cão de linhagem de trabalho vai cumprir seu objetivo ou morrer tentando. Nada vai fazer com que ele perca de vista seus objetivos. É um cão que coloca o trabalho, qualquer que seja, acima do seu instinto de autopreservação, não mostrando medo nas mais extremas situações.

 

Pastores Alemães Pretos de trabalho

 

Pessoas que criam Pastores Alemães, muitas vezes se concentram fortemente nos princípios de confirmação de que estão ganhando nos títulos de exposições de hoje. Quando esses cães são intitulados, geralmente são criados e reproduzem mais características dos pais.

 

A capacidade total de trabalho desses cães podem não ser o foco principal, ou até mesmo nenhum foco nesse quesito tão específico e procurado para funções adversas.

 

Alguns Pastores Alemães de estrutura, se criados com nervos sólidos, podem ser ótimos cães de estimação para a pessoa comuns (que estão dispostas a treiná-los), mas alguns deles não acompanharão muitos dos desempenhos alcançados com cães Pastores Alemães com linha de sangue “fechadas” em trabalho. Quando se trata de alto desempenho para funções específicas, a genética nos favorece significativamente.

 

Frequentemente, os cães Pastores Alemães de linhagem de trabalho são criados principalmente com base em elementos de desempenho, que o criador sente que deseja produzir. Elementos como alto impulso de caça, agressão, domínio etc. podem ser desejáveis ​​para alguns criadores.

 

Essas características são impressionantes, mas esses cães muitas vezes não funcionam facilmente em uma casa, como animais de estimação, a menos que o dono vá satisfazer as necessidades (muito maiores) desse tipo de cão, e essas necessidades  geralmente são muito maiores do que eles esperavam. É ai então que são gerados muitos conflitos de convivência!

 

Quantidades altíssimas de latidos, quando estimulados, desobediência e falta de capacidade de resposta em torno da distração, são comuns quando não treinados de forma eficaz, com adestradores qualificados.

 

Filhote de Pastor Alemão Adestrado

 

Quando um Pastor Alemão “dá” errado

 

Dá errado quando uma pessoa acaba com um cachorro que não atende às suas necessidades, pode ser uma pessoa que obtém um cão de linha de trabalho quando não há necessidade desse nível, ou uma pessoa que obtém um cão que não tem foco para o trabalho que eles precisam que o cão faça.

 

Um Pastor Alemão que não atende às necessidades do dono pode acabar se tornando um animal de estimação, mas um Pastor Alemão de linha de trabalho, com impulsos mais elevados, e agressão natural, pode ser perigoso em mãos erradas.

 

É como entrar em um carro que é muito mais potente do que você poderá dirigir e controlar. Seria muito adequado buscar experiência e habilidade de manejo através de Cursos e Seminários voltados a Adestramento e Comportamento de Cães.

 

Testes específicos para Escolher o cão ideal também são altamente sugeridos, e em minha opinião, indispensáveis quando necessitamos obter um filhote de Pastor Alemão que atinja todas as nossas expectativas, independente de qual será a finalidade.

 

A falta, ou deficiência nos testes de seleção e aptidões, irão implicar direta e significativamente em toda a vida da família e do cachorro, e isso pode não ser justo para o comprador, ou para o cão, em longo prazo.

 

O mesmo acontece quando, talvez, um iniciante (mal orientado) em esportes caninos vai procurar um Pastor Alemão e é informado de que esse filhote específico da ninhada atenderá facilmente às suas necessidades, quando na realidade não tem o quesitos básicos almejados, e passou despercebido pela falta dos testes de aptidão para seleção de cães.

 

Um filhote de baixo a moderado impulso de caça, e pouco interesse em comida, não irá demorar muito para deixar que a realidade apareça, pois nunca se dará bem em um esporte canino de alto desempenho.

 

Já tive muitas experiências, onde conheci pessoas que sem conhecimento e sem assessoria, optaram por Pastores Alemães com linhagem de trabalho, somente devido a leituras equivocadas, e talvez orientações através de redes sociais.

 

Filhotes de Pastor Alemão Cinza linhagem de trabalho

 

A frustração e o reconhecimento do “equívoco” só se dava geralmente ao completar um ano de vida, onde o filhote já demonstrava agressividade, desobediência, e um cão totalmente fora de controle. Geralmente também, se mostravam “pessoas teimosas”, onde acreditavam que dariam conta do recado, por si mesmas, pois os filhotes ainda estavam por se tornarem pequenos “delinquentes”, devido à falta de experiência com um manejo, e adestramento adequado.

 

O Pastor Alemão é um animal inteligente, poderoso, robusto, ágil, e que lida muito bem com a pressão imposta por serviços específicos direcionados para a raça. Pode facilmente dar uma resposta agressiva quando é ameaçado e pode ser gentil e calmo sob situação adequada.

 

À medida que as pessoas os criam para propósitos diferentes, alguns, ou mesmo todos esses traços, podem mudar, serem amplificados, ou suprimidos, então você obterá uma mistura diferente que poderá produzir resultados melhores, ou piores, dependendo de suas necessidades.

 

Os Pastores Alemães precisam de treinamento de qualidade, e com isso quero dizer que você precisa começar seu “trabalho” e aprender sistemas de treinamento específicos que se adaptem ao perfil de cão que você tem.

 

O treinamento deve ser planejado antes de você pegar o filhote, e você deve ter boas estratégias de manejo e assessoria adequada antes do cachorro chegar a sua casa.

 

É necessário fazer com que várias sessões de treinamento (disciplinar) aconteçam todos os dias, e as etapas precisam incluir eventos de socialização diários em todos os ambientes em que você estará com o cachorro no futuro, e também junto a outros animais e pessoas.

 

Pastor Alemão Preto Adestrado para Proteção

 

É necessário que haja um processo em que seu filhote esteja “socialmente correto”. Bons exercícios de treinamento, unidos a uma assessoria experiente, o ajudarão com isso.

 

Se pensa em adquirir um filhote de Pastor Alemão com linhagem de trabalho, e acreditar que somente um pouco de conhecimento e algumas sessões de adestramento será suficiente, está muito enganado, pois um treinamento deficiente implicará em possíveis manejos de reabilitação para toda a vida.

 

Educação é fundamental

 

Dizem que os Pastores Alemães são inteligentes! Mas o que isso significa? Significa que eles têm a capacidade de aprender.

 

Dito isso, significa que eles precisam de você para educá- los. Quero dizer, isso anda de mãos dadas quando você possui uma raça poderosa.

 

Deixar o “cachorro ser um cachorro”, e, não ensiná-lo, sem dúvida fará com que ele cometa erros, então, em vez de castigá-lo quando ele faz a coisa errada, por que não começar desde cedo a ensinar ao seu Pastor Alemão, o que ele deve fazer e como ele deve agir, e reagir, sob as situações e cenários impostos.

 

2 respostas

  1. Olá! Tenho uma pequena propriedade, onde crio pequenos animais (galinhas, peixes, coelhos e porcos) e uma horta. Quero um cão para proteger a propriedade de predadores e invasores. Gostaria de um pastor de trabalho. Acha que seria viável?

    1. Oi Leonardo! Agradeço pelo comentário, e por visitar o artigo! Eu acredito que seja uma boa alternativa sim, porém, é imprescindível um trabalho de socialização do filhote com os animais do sítio, desde o momento de sua chegada ao novo ambiente. Lembrando que esses cães tem um estímulo de caça muito aflorados, o que fará com que persiga os animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Obrigado por estar aqui, envie sua mensagem e em breve entraremos em contato novamente!

Abrir Chat