Existe uma infinidade de fatores para afirmarmos sobre a importância de selecionarmos um filhote, ou cão adulto. E isso independe de serem cães de raças puras para uma finalidade específica, ou cães sem raças definidas que serão inseridos em lares e ambientes familiares.
Obs. Isso não quer dizer que cães S.R.D. não sirvam para as muitas funções específicas das quais utilizamos esta espécie, basta que o indivíduo seja portador das características básicas exigidas para tais funções.
A seleção de cães altamente criteriosa, por mais invasiva e rigorosa que possa transparecer, é exatamente para poder proporcionar aos cães uma vida social digna e produtiva. Ou seja, quando inserimos um cão com um comportamento totalmente inadequado para as intenções iniciais direcionadas a ele, estaremos literalmente prestando um grande “desserviço” para ambos os lados.
Explico:
Imaginem um casal de idosos com a intensão de adquirir um cachorro de companhia, onde a finalidade é fazer também algumas atividades sociais e físicas em passeios diários e despretensiosos. A ideia de cachorro para esse casal é de um indivíduo muito obediente, extremamente sociável, amável e de fácil manejo.
Agora imaginem esse casal indo em busca desse cachorro perfeito, estando eles totalmente desprovidos de qualquer conhecimento técnico, ou algum auxílio profissional. As únicas “munições” são sonhos e expectativas, ou por realmente nem imaginar que exista técnicas, procedimentos, e conceitos para definirmos se um cachorro específico se enquadra, ou não, no perfil da nova família, ou por não estarem bem orientados e assessorados para tal responsabilidade.
Devido à inexistência da parte técnica na seleção, o casal poderá optar, erroneamente, por cães de raças, ou comportamentos, que literalmente não carregam os quesitos básicos para atingir os objetivos e expectativas geradas.
Pensem se acaso as opções ficarem focadas, ou próximas, de cães dos tipos: Jack Russell, Pastor Belga de Malinois, Bull Terriers, Labrador, Border Collies,… Entre outras das muitas raças de cães que são portadoras de uma energia e “felicidade” inesgotáveis!
O QUE SERIA DOS “TIOZINHOS”??? E O QUE SERIA DO CACHORRO???
Eu respondo agora!!
Dos idosos:
Lesões ocasionadas por mordiscadas que se tornarão graves devido às debilidades da pele nas pessoas com mais idade. Manchas roxas e escoriações causadas por alto nível de excitabilidade ocasionada pela deficiência de drenagem do altíssimo acumulo de energia contido nesses cães. Redução significativa nos passeios, recepção de visitas, e na vida social em geral, devido à falta de possibilidade para manter o cão controlado e controlável em situações diversas de âmbito social. E não é raro vermos as frustrações desencadearem quadros de alterações de humor, ansiedades, e depressão.
Dos cães:
Acumulo de energia gerados pela impossibilidade de seus donos fazerem com que gastem adequadamente e suficientemente todos os dias. Aquisição de maus hábitos como destrutividade, e alto nível de excitabilidade ocasionando brincadeiras abrutalhadas e desrespeitosas devido à deficiência de afazeres diários com potencial de drenagem física e mental (enriquecimento ambiental para cães). Redução significativa nos passeios devido à falta de controle e disciplina tornando sua vida social medíocre. E lamentavelmente, pela falta de adequação, não é incomum entrarem na extensa fila de adoção!
Pareceu bem dramático, certo? Rsrsrsr… Mas é que ao longo de quase 40 anos interagindo com cães e seus donos já vi acontecer tantas vezes das quais não tenho a menor condição de contabilizar! O fato é que há certeza que quanto melhor a adequação, menor será o numero de abandono e privações.
Vivenciando muitas vezes os diversos problemas gerados pela incompatibilidade entre as famílias e seus cães, me senti na necessidade e obrigação de criar um serviço que suprisse todas as deficiências no processo de agregar o novo membro de uma forma em que realmente todos saíssem ganhando, e um obtendo o melhor do outro.
Esse serviço chama-se “Escolho o seu cão ideal”, onde envio um grande e específico questionário ao cliente interessado, e através de suas respostas, fazendo uso de uma sensibilidade prática muito grande, consigo entender na íntegra e formar um perfil, tanto da família quanto do layout da casa. Com o perfil definido vou então em busca das possibilidades, ou seja, raças com condutas e comportamentos interessantes para a família em questão, ou indivíduos S.R.D. portadores de tais condições que o façam um candidato favorável.
É muito comum no processo de seleção muitas pessoas, até mesmo profissionais da área, não darem a devida atenção aos quesitos idade e sexo. São quesitos realmente de igual importância, e podem sim, significar uma deficiência na adequação.
Aos leitores que entenderam a profundidade e importância dessa fase na aquisição de um novo membro para a família, vou prestar, aqui neste artigo, algumas sugestões e orientações mais básicas para que possam ampliar seus conhecimentos e conceitos cinófilos.
1 -Tendo a família já um cão na casa, é de extrema importância que o novo membro canino seja especificamente do sexo contrário.
É óbvio que cães do mesmo sexo podem conviver juntos harmoniosamente, tenho vários exemplos que me apontam isso. Porém, quando estamos buscando tecnicamente por adequação, estamos literalmente trabalhando para reduzir a maior probabilidade de erros possível.
A experiência unida aos estudos do Comportamento Canino nos diz que, na convivência entre dois cães sempre haverá motivos para disputas dos recursos.
Porém, quando são dois cães do mesmo sexo as possibilidades de que essas disputas se tornem brigas com graves consequência e até mesmo chegando a serem fatais, são absurdamente maiores. Sendo assim, tendo o entendimento de que o processo de seleção serve exatamente para reduzir riscos, porque trabalhar esperando a sorte se já temos o conhecimento técnico?
2 – Quando o layout da casa é formado por espaços muito pequenos, e a família dispõe de pouquíssimo tempo para destinar a tarefa de drenagem de energia dos cães, que tipo de cachorro iria se adequar ao perfil? Claro! Deve buscar cães com características raciais que demandem menos espaço e menor tempo de atividades para drenagem de energia.
Quando trabalhamos com os conceitos padrões trazidos por raças específicas fica um pouco mais fácil essa seleção, mas quando trabalhamos com a busca voltada para cães S.R.D. já teremos que ser um pouco mais detalhistas na parte comportamental para conseguir identificar tendências do indivíduo em questão.
Ou seja, precisamos saber como se faz alguns testes e observar neles os sinais para nossa conclusão. Para isso temos nossos Cursos Para Formação de Adestradores.
3 – Quando a necessidade é pela a aquisição de um cão com as finalidades tanto de Guarda e Proteção, como para companhia, os critérios de testes durante a seleção é ainda mais específico e deve ser avaliado minuciosamente.
Escolher uma raça, e dentro dessa raça ainda é necessário fazer uma avaliação de temperamento, pois lembre-se de que a função “companhia” também é almejada e desejada.
Ou seja, não adianta somente ir em busca de uma raça intransponível, pois esse exemplar pode te deixar em “maus lençóis” caso queira receber visitas e ao mesmo tempo ter a companhia de seu cão.
É necessário optar por raças com uma menor tendência a agressividade e um maior controle emocional, e assim, com um pouco de treinamento adequado e auxílio profissional, as probabilidades de vc conseguir receber visitas e passear em ambientes comuns sem haver um grande risco envolvido, serão muito maiores.
Amigos leitores acredito que com esse artigo eu tenha conseguido mostrar um pouco de outra perspectiva sobre tal qual a importância de se ter um critério relevante para quando decidimos inserir um novo membro canino em nossas vidas.
Espero que tenham entendido que uma má escolha não é benéfica para nenhuma das partes envolvidas, e que as probabilidades de frustrações são iminentes.
Existem muitas técnicas para selecionar o cachorro ideal, busquem conhecimento e evitem problemas desnecessários, é mais fácil quando se sabe!
Grande abraço a todos, e não deixem de ler os demais artigos desse Blog, preparei materiais bastante instrutivos também como este!
2 respostas
Muito elucidativo esse artigo.
Parabéns!
valeu pela visita mario